Abono Salarial Caixa



Todos os brasileiros devem conhecer o famoso e adorado abono salarial pago pela Caixa Econômica Federal, também conhecido como PIS. Mas, mesmo assim, ainda existem muitas pessoas que desconhecem e outras que possuem várias dúvidas acerca do assunto.

Por isso mesmo decidimos trazer hoje para vocês um artigo completo com tudo o que você precisa saber sobre o abono salarial da Caixa. Então vamos ao que interessa!

O que é

Para quem não sabe, o abono salarial é um Programa de Integração Social (PIS) onde o empregado contribui para o desenvolvimento das empresas e, como “recompensa” recebe esse benefício. O pagamento desse benefício é responsabilidade da Caixa Econômica Federal.

Quem tem direito ao abono salarial

A dúvida que ainda paira sobre a cabeça de muita gente é sobre os requisitos necessários para receber o abono. Então, saibam que o abono salarial, equivalente a um salário mínimo, é pago de acordo com o calendário anual estabelecido pelo CODEFAT.

Para ter direito ao benefício é preciso que o trabalhador:

  • Esteja cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos.
  • Tenha recebido uma remuneração média por mês de até dois salários mínimos durante o ano-base.
  • Tenha exercido atividade remunerada durante, pelo menos 30 dias, sendo eles consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração.
  • Tenha os seus dados informados pelo empregador corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Abono Salarial Caixa

Pagamento do abono salarial Caixa

Outra dúvida bastante recorrente é sobre o pagamento do abono salarial. Este pagamento pode ser feito:

  • Por crédito em conta, quando o empregado possuir conta corrente ou até mesmo conta poupança na Caixa Econômica Federal.
  • Nos caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos vários Correspondentes Caixa Aqui, utilizando o seu Cartão do Cidadão.
  • Em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, apresentando o seu número do PIS e um documento de identificação, como o Registro Geral ou a Carteira de Trabalho.

Como sacar o Abono Salarial Caixa

Para sacar o abono salarial é só seguir os passos descritos abaixo:

  1. Separe a documentação necessária – é essencial a apresentação de um documento com foto.
  2. Observe o calendário de pagamento – fique atento ao calendário de pagamentos e verifique a data de recebimento do seu benefício, afinal ele varia de acordo com a sua data de nascimento.
  3. Saque

Se você possui o Cartão Cidadão então você pode sacar o benefício nos caixas eletrônicos da Caixa, nos correspondentes Caixa Aqui e nas Lotéricas. Se você não possui cartão, procure então uma agência da Caixa e apresente um documento de identificação.

E se eu não sacar o meu Abono Salarial?

Muitas pessoas, por falta de informação, acabam se esquecendo de sacar o Abono Salarial. É aí que surge a dúvida se o valor continua disponível na conta…

Não! Caso você não retire o valor no prazo pré determinado, dentro do calendário anual de pagamentos, o valor do seu benefício é devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador – FAT – e você não terá direito de retira-lo.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votes, average: 4,82 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *