Certidão de Reservista



A certidão de reservista é um documento fundamental para os homens brasileiros. Esse documento comprova que o cidadão do sexo masculino tenha cumprido com o alistamento obrigatório ao completar os 18 anos de idade, estando pronto para exercer seus direitos e obrigações como cidadão brasileiro.

Certificado de reservista

Certificado de reservista

Nesse sentido, esse texto vai dar todos os passos de como conseguir a sua certidão de reservista e qual a sua importância, já que esse documento é obrigatório para realizar diversas atividades cotidianas. Quer saber mais sobre a Certidão de Reservista, então, acompanhem esse texto com a gente e conheça tudo sobre esse documento.

O que é a Certidão de Reservista

A Certidão de Reservista é o documento expedido pelo Exército, o qual, comprova que: Ou você foi dispensando de prestar o tiro de guerra, por algum motivo decidido pela Junta Militar: Excesso de contingente (muita gente quer entrar no Exército, devido a receber um salário e ter uma alimentação), seja por alguma razão médica ou ainda por estar fazendo faculdade. Ou que você foi alistado e cumpriu suas tarefas com louvor, por isso, já pode obter a Certidão de Reservista.

O documento é expedido pela junta de serviço militar da sua cidade após você ser liberado do serviço militar obrigatório.

Para que serve o Certidão de Reservista

De qualquer uma das formas, é importante que você obtenha esse documento, pois, junto com o seu RG e o seu CPF, ele acaba sendo obrigatório para que os homens consigam fazer várias atividades, entre elas:

  • Emitir ou renovar um passaporte;
  • Ser empossado de emprego em repartição pública através da prestação de concurso público;
  • Conseguir um empréstimo em um banco estatal;
  • Enfim, para muitas atividades essenciais, por isso, esse documento é tão importante.

Por se tratar de um documento de identificação com foto, a terceira via recebida pelo jovem dispensado do serviço militar pode ser usada como substituta do RG para diversos procedimentos legais.

Como conseguir a Certidão de Reservista

Existem duas opções para conseguir obter a sua Certidão de Reservista. Para quem foi dispensado do Tiro de Guerra, basta voltar ao exército, fazer o juramento a Bandeira, cantar o hino nacional e então receber a sua Certidão de Reservista, para isso, é importante que você não esqueça os seus documentos de identificação, como RG e CPF. Caso você tenha sido dispensado do serviço militar mas não tenha jurado à bandeira, é necessário comparecer a junta de serviço militar para marcar uma data para prestar esse juramento. Na maioria das cidades, esse juramento é feito apenas 1 vez ao ano.

Em alguns Estados, você somente recebe o seu Certidão de Reservista alguns dias depois de fazer o juramento a bandeira, nesse caso, será preciso voltar a Junta Militar para obter esse documento, tão importante para qualquer brasileiro.

Outra maneira de obter o seu Certidão de Reservista é para quem foi alistado ao Exército e cumpriu um ano da sua missão. Nesse caso, depois de um ano, você já está liberado para deixar o Exército e receber a sua Certidão de Reservista.

Claro que para quem pensa em fazer carreira militar, existe a chance de continuar no Exército mesmo depois do final do tiro de guerra, para isso, você precisa mostrar boas aptidões e ser selecionado para manter o seu treinamento.

Avalie:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.