Certificado de Reservista



O Certificado de Reservista, ou Certidão de Reservista é um importante documento que os jovens do sexo masculino obrigatoriamente devem ter, e o procedimento é iniciado no alistamento militar.

Ainda que seja bastante questionada essa obrigatoriedade – tendo em vista que as Forças Armadas não atuam em grandes conflitos como, por exemplo, os norte-americanos, é importante que haja sempre uma boa preparação, já que suas últimas atuações têm sido realizadas nas chamadas intervenções federais em prol do combate a violência urbana.

De todo modo, se você está prestes a completar 18 anos de idade ou conhece alguém que se encontra nesta faixa, precisa ler (e indicar) este artigo que tem como objetivo explicar de forma simples, clara e fácil sobre como funciona o processo de retirada do Certificado de Reservista. Está pronto? Então vem comigo pelos próximos parágrafos.

Certificado de Reservista

Certificado de Reservista

O que é Certificado de Reservista

Trata-se de um documento que indica e comprova que um jovem foi incluído na reserva das Forças Armadas, composta pela Marinha, Aeronáutica e Exército.

Dito em outras palavras, o certificado é um documento de identificação pessoal e intransferível que todo rapaz obrigatoriamente deve ter, para que se houver a necessidade ele possa ser devidamente convocado para atuar na defesa nacional, ou seja, servir ao seu país em um provável confronto.

O Certificado é um documento obrigatório somente para os rapazes, os quais ao se encontrarem próximos de completarem 18 anos de idade devem se alistar, e após receberem a dispensa do Serviço Militar terá, como compromisso, o comparecimento durante o prazo de 5 anos em uma Junta Militar para que a sua certidão de reservista receba um carimbo que serve de comprovação que esteve presente na chamada Apresentação de Reservistas.

Certificado de Reservista online

Você sabia que já é possível fazer o Alistamento Militar por meio da internet? Essa opção é válida somente para quem já possui CPF, caso você ainda não tenha o seu é preciso realizar todo o procedimento presencialmente em uma Junta de Serviço Militar.

  • O Alistamento online é simples.
  • Basta informar os seus dados neste link (http://www.alistamento.eb.mil.br/aol/brasil-inicio.action).
  • Após preencher corretamente o formulário do site é só verificar em qual Junta de sua localidade deverá comparecer pessoalmente para apresentar toda a documentação comprobatória.
Alistamento Online

Alistamento Online

Quanto ao certificado de Alistamento, o mesmo também pode ser obtido online, basta acessar esse link (http://www.alistamento.eb.mil.br/aol/protocolo) e digitar a numeração dos seguintes documentos:

  • RA – com 12 dígitos;
  • CPF – com 11 dígitos.
Certificado de Alistamento Online

Certificado de Alistamento Online

Em seguida, é só clicar no botão “Pesquisar”. Feito isso e observado que o mesmo encontra-se disponível é só imprimi-lo.

Segunda Via Certificado de Reservista

Se por algum imprevisto você ficou sem o seu Certificado, ou seja, se o seu documento foi extraviado, furtado ou sofreu dano é preciso solicitar a Segunda Via do Certificado de Reservista ou Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Para isso, deverá se dirigir até a Junta Militar e apresentar a seguinte documentação:

  • Cópia da guia quitada do pagamento da taxa de emissão;
  • Cópia da certidão de nascimento, casamento ou RG (frente e verso);
  • 1 foto recente.

 

Segunda Via Certificado de Reservista

Segunda Via Certificado de Reservista

Agora se você se encontrar no exterior e precisar solicitar a Segunda Via do seu Certificado, precisará procurar a Embaixada ou o Consulado Brasileiro e apresentar o seu RG ou Passaporte para fazer a solicitação do pagamento.

Número do Certificado de Reservista

O número do Certificado de Reservista encontra-se impresso no próprio documento, mas se, por ventura, você perder só poderá recupera-lo presencialmente em uma Junta Militar ou então em um quartel, onde prestou serviço pela última vez. Será assim necessário solicitar a Segunda VIA.

Além de tudo isso que você acompanhou até aqui é importante mencionar que todos os rapazes devem estar regularizados com o serviço militar, senão terão problemas que acabarão dificultando vários projetos pessoais como, por exemplo, a realização de matrícula em escolas, cursos e universidades, tomar posse em cargo público, bem como ser impedido de abrir conta bancária, obter financiamento ou empréstimos.

Ou seja, todo jovem deve se preocupar com o certificado, tê-lo regularizado e protegido para poder usufruir todos os seus direitos.

Agora que você já sabe de tudo, aproveite e compartilhe esse artigo com os seus amigos. Até o próximo post!

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.