CNH Popular 2017



Tirar a carteira de motorista tem um custo elevado, não é mesmo? Nem todas pessoas possuem essa quantia, principalmente as que se encaixam em família de baixa renda. Mas uma boa porcentagem de pessoas necessita desse documento para garantir uma vaga de trabalho como motorista, por exemplo. É para esses casos que é destinado o CNH Popular 2017. Não conhece este programa social? Leia abaixo.

cnh-popular-2017

O que é a CNH Popular 2017?

A CNH Popular – ou Habilitação Social – trata-se do Programa Popular de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos. No caso, este projeto estabelece que:

  • 20% das vagas para dependentes dos programas Bolsa Família e Chapéu de Palha;
  • Pessoas que nunca tiveram experiência com mercado de trabalho ou que estejam desempregados;
  • 25% das vagas dos cursos de formação de motorista seja destinada a pessoas com rendimento familiar mensal igual ou inferior a três salários mínimo (R$ 2.640);
  • 20% das vagas para alunos ingressos no ensino fundamental ou médio de escolas públicas.

Dependendo do estado, podem existir outros percentuais, mas geralmente as principais categorias são estas.

Caso se encaixe em algum perfil acima, são muitas as chances de você conseguir ser selecionado na CNH Popular 2017. Para você ter uma ideia, ano passado o programa selecionou no estado de Pernambuco mais de 10 mil pessoas. Estima-se que desde que o programa foi instituído, por volta de 2008, mais de 54 mil pernambucanos foram agraciado com CNH Social.

A CNH Popular 2017 não só abrange a retirada da primeira carteira de motorista, como também na renovação, mudança e adição de categoria. O percentual de vagas destinado para estes processos diferem: 15% em adição, 15% renovação e 55% para mudanças de categorias.

Requisitos CNH Popular 2017

Além de pertencer a algumas dessas categorias citadas acima, para participar do programa é necessário que possua alguns outros requisitos. É importante que saiba ler e escrever, ter carteira de identidade e também CPF. Além de possuir idade mínima de 18 anos.

Como se inscrever no CNH Popular 2017?

Não existe um banco de dados nacional para inscrição na CNH Popular 2017. Portanto, os interessados devem procurar o Departamento de Trânsito de seu estado. Muitos DETRAN’s costumam disponibilizar avisos em seu site sobre o processo de abertura de inscrição da CNH Popular. Cada departamento costuma seguir um calendário próprio, portanto se o de Pernambuco abrir, não será certo que o do Rio de Janeiro abrirá para seleção de pessoas para Carteira de Habilitação Popular.

Antes de se inscrever no CNH Popular 2017 é de extrema importância ler as diretrizes que estão expostas no edital, até como forma de se precaver de algumas regras que possam lhe impedir de ingressar no Programa CNH Social.

Após inscrito, é possível acompanhar os andamentos de sua CNH Popular por meio dos sites do Departamento de Trânsito de seu estado. Basta apenas procurar a seção de acompanhamento de cnh social. Geralmente, para realizar esta consulta é pedido o cpf, data de nascimento e o período de inscrição.

Está com alguma dúvida sobre CNH Popular? Diga-nos na área de comentários!

Avalie:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (23 votes, average: 4,48 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.