CNIS – O que é, Cadastro, Como Tirar, Consulta, Extrato



Você já ouviu falar do CNIS? Esta sigla é muito importante para a vida do trabalhador brasileiro. O CNIS que será tratado neste artigo é o Cadastro Nacional de Informações Sociais, e caso você ainda não o conheça ou possui alguma dúvida precisa ler este artigo com bastante atenção até o final, pois irei te explicar o que é e como funciona. Me acompanhe!

Cadastro CNIS

Cadastro CNIS – Extrato Previdenciário

O que é CNIS?

O Cadastro Nacional de Informações Sociais nada mais é do que a base de dados do INSS. Inicialmente surgiu em 1989 como CNT (Cadastro Nacional do Trabalhador) conforme determinação do Governo Federal. Todavia, foi a partir de 1991 que o CNT passou a ser conhecido como CNIS.

E como uma base de dados, o CNIS é uma excelente ferramenta que contribui e auxilia na integração das informações administradas por outras instituições pertencentes ao Governo no campo da Seguridade Social.

CNIS Caixa

Se você é cliente do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal saiba que tenho uma boa notícia para você: através do internet banking dessas instituições se pode consultar o CNIS. Em ambas é possível realizar o procedimento nos seus respectivos portais, mas vou me ater aqui somente a Caixa, ok?

CNIS Caixa

CNIS Caixa

  • Acesse o site da Caixa (www.caixa.gov.br);
  • Clique em “Acesse sua Conta”;
  • Na página do internet banking procure pela opção “Serviços ao Cidadão”;
  • Em seguida clique sobre “Extrato Previdenciário”.

VEJA TAMBÉM:

Cadastro

Quem ainda não possui o cadastro do CNIS pode obtê-lo de duas formas simples:

O “Meu INSS” é o site da central de serviços da autarquia e nele é possível realizar diversos procedimentos importantes de modo mais rápido como, por exemplo, o extrato previdenciário (CNIS) e o agendamento de pericias.

E mesmo se você ainda tiver alguma dúvida poderá entrar em contato diretamente com o INSS através do telefone 135.

Cadastro CNIS

Cadastro CNIS

Como Tirar

Para tirar o extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais é bem simples. Acesse o Meu INSS clicando neste link (https://meu.inss.gov.br/central/index.html) e a esquerda clique sobre a primeira opção “Extrato Previdenciário (CNIS) ”.

Uma nova página será aberta, a qual lhe pedirá para fazer a devida autenticação. Se tiver uma senha cadastrada no INSS é só logar. Caso o contrário precisará fazer o cadastro.

Como tirar o Extrato CNIS

Como tirar o Extrato CNIS

Após preencher o formulário, o sistema lhe informará um número de acesso, cuja confirmação deverá ser realizada por meio do telefone 135. Feito a validação da senha é só acessar novamente o portal e tirar o extrato.

Consulta

Outra alternativa que você pode utilizar para realizar consultas ao Cadastro Nacional de Informações Sociais é acessar esse link (servicos.inss.gov.br), e no canto direito da tela clicar sobre o ícone “Área do Usuário”. Clique em “Login” e depois cadastre uma senha.

O sistema lhe pedirá que preencha um formulário na tela com os seus dados pessoais, e após realizar esta etapa lhe será fornecido uma chave de acesso. Anote ou a salve e depois ligue para a Central do INSS no 135 para fazer a validação dessa chave.

Consulta CNIS

Consulta CNIS

O atendente te fará várias perguntas sobre o seu cadastro como medida de segurança antifraude. Para que tenha sucesso na ligação recomendo que tenha em mãos todos os seus documentos pessoais para não errar nenhum dado na hora de responder as perguntas e assim evitar possíveis bloqueios.

Consulta pelo CPF

Com o número do seu CPF você pode consultar o Cadastro Nacional de Informações Sociais diretamente no portal do DATAPREV através deste link (http://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/index.xhtml). É só clicar em “Inscrição”, depois em “Filiado” e na nova página fornecer os dados solicitados nos campos obrigatórios para verificar a sua situação.

Extrato

Além das agências do INSS, internet banking do BB e da Caixa, você pode acessar o site da Previdência neste link (http://www.previdencia.gov.br/servicos-ao-cidadao/todos-os-servicos/cnis/) e depois clicar no botão “Consultar Extrato”. Em seguida é só clicar em “Extrato Previdenciário (CNIS) ” e preencher os dados solicitados.

Extrato CNIS

Extrato CNIS

Senha

Para obter sua senha do CNIS é só fazer o cadastro no site do Meu INSS (https://meu.inss.gov.br/central/index.html) e depois ligar para a central 135 para validar e assim utilizar o sistema com segurança.

Quer receber mais dicas? Cadastre o seu e-mail e tenha acesso ao nosso newsletter.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6 votes, average: 3,83 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.