Como receber o PIS



Um dos maiores programas voltado ao trabalhador brasileiro é o PIS, com a correria do dia a dia muitas pessoas acabam esquecendo que possuem direito ao saque do benefício, a dúvida é se os beneficiados com o programa PIS conseguem realizar o saque do benefício atrasado. Para saber como receber o PIS continue lendo.

Na hora do esquecimento, bate aquele desespero e as dúvidas em relação ao saque do benefício. A pergunta que não quer calar é se é possível realizar o saque do PIS atrasado? Ou se no próximo ano ao ser contemplado com o programa, o beneficiário recebe dois PIS?

PIS 2018

PIS 2018 – Calendário Abono Salarial, Quem tem direito, Consulta PIS

Como sacar o PIS

Para sacar o PIS, é necessário que o trabalhador compareça a um posto de atendimento da Caixa Econômica Federal, munido dos seguintes documentos:

  • Cartão Cidadão Caixa;
  • Documento de identidade com foto.

Lembre-se: os pagamentos do PIS somente serão liberados dentro do período de saques do Calendário PIS 2018. Para sacar, basta comparecer à um dos seguintes postos de atendimento:

Como sacar o PIS

Como sacar o PIS

  • Agências da Caixa Econômica Federal;
  • Caixa eletrônico da CEF;
  • Postos de atendimento Caixa Aqui;
  • Lotéricas autorizadas da Caixa Econômica Federal.

Quem tem direito ao PIS

Terão direito ao abono salarial Caixa os trabalhadores do setor privado que se enquadrarem em todas as regras do Ministério do Trabalho e Previdência Social estipuladas abaixo:

  • Ter 5 ou mais anos de cadastro no PIS;
  • Ter trabalhado no ano base com a carteira de trabalho assinada por pelo menos 30 dias;
  • Ter recebido, no ano base, remuneração de no máximo 2 salários mínimos por mês (em média);
  • Ter sido informado, pela(s) empresa(s) em que trabalhou com a carteira assinada para a RAIS entregue ao Ministério do Trabalho.

Como receber o PIS atrasado

O pagamento do benefício do PIS 2018 é realizado ao trabalhador contemplado anualmente, de acordo com o calendário do programa os pagamentos do benefício costumam ser liberados sempre no segundo semestre do programa, todos os pagamentos e retirada do benefício, possuem data limite.

Uma pergunta bem frequente é a de como receber o PIS, para isso basta acompanhar o calendário anual de pagamento que é disponibilizado, com todas as datas de saque, sendo encerrado o prazo concedido pelo o Governo Federal junto à Caixa, as verbas não retiradas seguem para o FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador.

Esse dinheiro que não foi sacado segue para o investimento do pagamento dos funcionários públicos e o seguro desemprego salário do trabalhador, sendo assim, o contribuinte contemplado perde o direito de realizar o saque do benefício.

Como receber o PIS

Como receber o PIS

Vale lembrar que o PIS, não é um benefício acumulativo, ser não for sacado dentro do prazo estipulado, o contribuinte perde o direito ao saque. Sendo contemplado novamente com o benefício no próximo ano, o mesmo terá direito a somente um saque.

Pode acontecer de o Governo Federal estender o prazo de saque do PIS, em especial nos anos em que poucos contribuintes realizam o saque. Por exemplo no ano de 2016 teve uma situação parecida, onde o Governo de Michel Temer estendeu o prazo de saque do PIS atrasado até o final do ano.

Porém vale lembrar, que não existe garantia alguma que isso pode acontecer, por isso é importante ficar atento aos prazos de saque no calendário do PIS.

Como consultar Extrato PIS

Hoje os trabalhadores possuem acesso a diversos benefícios e programas sociais, os mesmos podem ser consultados através do computador. A partir do seu primeiro registro em carteira de trabalho você já passa a ser beneficiado e cadastrado no PIS. Sendo assim, mensalmente seus dados são computados ao Governo Federal informando qual é a sua atual situação econômica.

Para consultar o seu benefício, e saber como anda os programas sociais a qual você tem direito, como FGTS, bolsa família 2018, entre outros programas ligados ao Governo Federal basta acessar www.caixa.gov.br.

Consulta PIS 2018 pela Internet

Consulta PIS 2018 pela Internet

Será necessário você ter em mãos:

  • número do seu NIS (Número de Inscrição Social);
  • Sua senha de acesso, (caso não tenha cadastro basta efetuar no próprio portal e pronto)

Basta clicar então no botão “OK” na parte inferior da página, e em seguida, na parte superior da página, clicar na guia “Abono Salarial”, para conferir o saldo do PIS.

Através do portal é possível verificar detalhadamente os seus saldos e extratos mensais dos seus benefícios sociais concedidos pelo o Governo Federal, sendo assim, você consegue acompanhar se os seus direitos estão sendo contemplados corretamente.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.