Como saber o número do PIS?



O PIS, ou abono salarial como também é conhecido, é um benefício que a maioria dos trabalhadores assalariados têm direito de receber uma vez ao ano. Esperado durante todo o ano, os trabalhadores até já fazem compromisso com esse dinheirinho extra que é sempre bem vindo, por isso esse benefício é imprescindível para muitos trabalhadores. Mas existem muitas dúvidas relacionadas a esse assunto. Uma das principais questões é sobre como descobrir o número do PIS, afinal é através dele que recebemos e consultamos o saldo de alguns direitos trabalhistas, tal como o FGTS, o Seguro Desemprego, o INSS, etc.

Como saber o número do PIS

Primeiramente, vale lembrar que o número do PIS se encontra em alguns documentos como o próprio cartão cidadão e a carteira de trabalho. Se você tem um cartão cidadão, o número do PIS poderá ser encontrado logo na frente do próprio cartão.

Descubra como saber o número do PIS

Se você não sabe o número do PIS e não tem nenhum desses documentos, existem algumas maneiras de você recuperar essa informação. Uma dessas maneiras é indo até uma agência da Caixa Econômica Federal com os seus documentos de identificação pessoal e solicitar a um atendente busque essas informações no seu cadastro de trabalhador.

Atualização: Consultar o PIS pela Previdência Social

Uma vez que o portal do DATAPREV tenha removido o seu módulo de consulta do PIS, por motivação de segurança, passou a ser mais difícil a consulta o número para quem não tem a carteira de trabalho em mãos ou o seu cartão do cidadão. Porém, o contribuinte ainda pode consultar o seu número (que é exigido em qualquer consulta ou saque do PIS) pelos números de atendimento da Previdência Social – Ligue 135, e pelo número de atendimento da Caixa Econômica Federal, na qual também é possível consultar o seu número: 0800 726 0207.

Descobrir o número pelo Portal Dataprev

Atenção: Recentemente o portal Dataprev passou por mudanças e, por enquanto, não é possível mais consultar o número do NIS/PIS pelo portal. Não sabemos se esse serviço deve retornar mas por enquanto ele não está no ar.

dataprev-NIS

Outra maneira ainda mais fácil é através do site DATAPREV que é uma empresa pública de Tecnologia, responsável por toda a gestão da base de dados sociais do Brasil.

Siga os passos abaixo:

  1. O primeiro passo é ter em mãos o seu CPF e outro documento de identificação, como o Registro Geral ou a Carteira Nacional de Habilitação. Em seguida, entre no site da DATAPREV e vá até a barra que diz “Inscrição”, ao passar o mouse vão surgir algumas opções, clique na opção “Filiado” e preencha o formulário com os seus dados. Depois de preencher todo o formulário clique na opção “Continuar”
  2. Quando você selecionar a opção de continuar, automaticamente você será levado a uma página que informa que os seus dados já constam no Cadastro Nacional de Informações Sociais. Logo a seguir a essa notificação aparecerá o seu número de identificação, este é também o número do seu PIS.

Caso você ainda não seja cadastrado no banco de dados aparecerá então uma mensagem dizendo que o seu cadastro foi feito com sucesso e, junto com essa mensagem, aparecerá também o número do PIS que foi vinculado à sua conta.

Com esse número do PIS você vai conseguir consultar os saldos de todos os seus direitos trabalhistas como o Seguro Desemprego, INSS, FGTS, etc. Caso você ainda não tenha um número cadastrado no Programa de Inscrição Social, você precisa realizá-lo em uma agência da Caixa sem custo algum. Esse número é importante e necessário para se fazer a carteira de trabalho e solicitar a aposentadoria.

Como vocês viram é muito fácil descobrir o número do seu PIS, muitas das vezes essa informação encontra-se nos seus próprios documentos, como o cartão cidadão e a carteira de trabalho. Você também pode descobrir o número do PIS nas agências da Caixa ou então através do site DATAPREV.

Avalie:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *