Como saber se tenho direito ao PIS



Todos os anos milhares de brasileiros ficam ansiosos com o pagamento do PIS, mas para quem nunca recebeu o benefício sempre fica aquela dúvida: Como saber se eu tenho direito ao PIS?  E não adianta ficar apenas imaginando isso, temos que buscar informações ser temos ou não direito ao benefício, porque afinal é um dinheiro a mais no orçamento, veja como é fácil saber ser você possui ou não direito ao PIS.

Como saber se tenho direito ao PIS

Como saber se tenho direito ao PIS? Confira as dicas do benefício

O PIS hoje é o maior programa de iniciativa do Governo para beneficiar os trabalhadores de empresas privadas, o abono salarial é conhecido como o decimo quarto salario para muitos os trabalhadores registrados em CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). É importante ressaltar que ao assinar sua carteira pela a primeira vez o empregador deve lhe cadastrar no programa, e assim estando dentro dos requisitos estabelecidos por lei, recebe o abono anualmente.

Como saber se tenho direito ao PIS?

Primeiro para ser ter direito ao PIS o trabalhador deve ter no mínimo 5 anos registrados no programa, possui direito ao benefício também todo o trabalhador que trabalhou no ano anterior ao vigente pelo menos 30 dias registrados para receber o abono salarial integral. Para ser ter direito ao recebimento também o trabalhador deve ter no mínimo renda per capita de 2 salários mínimos.

Outra observação importante e verificar ser a empresa está encaminhado as informações para o RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), o documento deve ser enviado no prazo estipulado.

Consulta do PIS na Caixa

O PIS é vinculado exclusivamente a Caixa Econômica Federal é ela que é responsável em passar as verbas governamentais aos seus beneficiados. Por isso caso tenha dúvida em como saber se tem direito ao benefício, pode esta comparecendo a qualquer agencia da Caixa portando seu documento de identificação com foto e carteira de trabalho ou cartão cidadão, no caixa de autoatendimento a atendente irá verificar a sua solicitação.

Consulta do PIS sem sair de casa

Agora caso não queira sair de casa é possível realizar a consulta pela a internet, basta acessar o site da Caixa Econômica e através do site, você consegue consultar informações do PIS, caso tenha cadastro basta entrar com o seu número do PIS e a senha cadastrada, caso não tenha cadastro e seja o seu primeiro acesso, na própria pagina irá aparecer cadastrar senha, após o cadastro o portal te dará acesso a consultas do PIS, FGTS, Seguro Desemprego, é possível também ver todas as empresas que recolheram o seu fundo de garantia.

Consulta do PIS por telefone

Pelo o telefone basta entrar em contato com a central de atendimento Caixa Econômica através do 0800 726 0207 e solicitar a atendente que verifique a informação é importante que ser tenha em mãos o número do NIS/PASEP/PIS, para que o atendimento seja mais rápido.

A última opção de consulta é tendo o cartão cidadão, pode comparecer a qualquer caixa de atendimento eletrônico, basta esta portando o cartão cidadão, senha eletrônica e documento original com foto. E efetuar todo o processo normal no caixa, lá será possível consultar extrato do PIS e de outros benefícios, tendo a disponibilidade da verba é possível também que efetue o saque.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (65 votes, average: 4,23 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *