Contas Inativas FGTS Caixa

Como uma forma de reaquecer a economia brasileira e tentar amenizar o cenário da recessão econômica, o Governo Federal anunciou no início deste ano a possibilidade dos trabalhadores que possuem saldo nas Contas Inativas FGTS Caixa sacá-los. O assunto logo tornou-se um dos mais comentados, isto porque milhões de brasileiros tem direito a esse saldo em suas contas. Desde o início, a Caixa já pagou mais de 12 bilhões a 8 milhões de trabalhadores. No entanto, muitos ainda estão perdidos em relação a vários aspectos do FGTS inativo. Então, quer se informar sobre os principais pontos deste benefício? Leia o artigo abaixo!

Contas Inativas FGTS Caixa

Contas Inativas FGTS Caixa

O que são as Contas Inativas FGTS Caixa

O FGTS inativo é quando a conta deste benefício trabalhista fica sem ser movimentada por um tempo. Nesse caso, isto acontece quando o trabalhador pede demissão, e fica sem o registro na carteira de trabalho ou é demitido por justa causa. Já uma conta do FGTS é considerada ativa quando o trabalhador possui um vínculo empregatício com carteira assinada e o empregador juntamente com trabalhador deposita uma determinada quantia mensalmente.

Contas Inativas FGTS Caixa

Contas Inativas FGTS Caixa

O pagamento do FGTS inativo é definido de acordo com um calendário divulgado pela Caixa Econômica Federal. Esse calendário pode ser encontrado exposto nas agências da Caixa Econômica, assim como no seu site oficial.

Como tirar extrato do FGTS Inativo pela Internet

Para consultar e emitir o extrato do FGTS inativo pela internet é muito simples e fácil. A Caixa Econômica Federal desenvolveu uma plataforma de consulta e emissão de extrato especificamente para o FGTS Inativo. O processo de consulta e emissão de extrato do FGTS pela internet se resume aos seguintes passos abaixo:

  1. Primeiramente, acesse a página de emissão de extrato do FGTS da Caixa Econômica pelo seguinte endereço eletrônico: https://www.contasinativas.caixa.gov.br/pages/inter/home.html.
  2. Na página de consulta às contas inativas do FGTS, o beneficiário deverá informar alguns dados, como o número do cadastro de pessoa física (CPF) ou número de identificação social (NIS) e a data de nascimento.
  3. Logo depois, o usuário deverá passar por um processo de autenticação de conta.
  4. O passo seguinte consiste na opção de ativação de notificações no celular. Na ocasião, o trabalhador deverá informar o número de telefone.
FGTS 2018

FGTS 2018

Pronto, o trabalhador terá acesso ao saldo de conta inativas do FGTS. A Caixa ainda disponibilizará algumas formas de recebimento dos valores, caso tenha saldo em conta.

Quem tem direito ao FGTS Inativo

Não são todas as Contas Inativas FGTS Caixa que os contribuintes possuem direito ao inativo. É necessário que esteja dentro das conformidades determinadas pelo Governo Federal para solicitar o FGTS.

O  valor do FGTS de cada beneficiário não é sempre o mesmo. O saque pode ser feito por todos aqueles beneficiários que não possuem uma conta inativa desde 31 de dezembro de 2015. Portanto, é necessário que os trabalhadores não tenham carteira assinada desde esse período, assim como não terem recebido nenhum deposito em conta do FGTS.

Calendario FGTS

Calendario FGTS

Atualmente, para solicitar o FGTS é preciso:

  • Ser pensionista ou aposentado;
  • Vítima de desastres naturais;
  • Portador de doença em estado terminal;
  • Falecido;
  • Possuir doenças graves, como AIDS, câncer, entre outras;

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.