Enade 2018



O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, ou simplesmente Enade 2018 é o substituto do antigo Provão que era também aplicado aos estudantes universitários, matriculados nos mais diversos cursos para avaliar tanto o desempenho particular como o desempenho dos graduandos, cursos e instituições superiores de ensino brasileiros.

O Enade surgiu em 2004, e desde esse ano é mantido pelo Governo Federal em parceria com o MEC (Ministério da Educação) para avaliar todo o chamado Conteúdo Programático que é oferecido nos cursos de graduação de instituições de ensino superior privadas e públicas.

Se você é um universitário e está prestes a realizar este exame pela primeira vez e procura por informações confiáveis a respeito do assunto ou simplesmente já ouviu falar sobre o Enade, mas desconhece os seus detalhes, saiba que este artigo é para você, uma vez que ele foi escrito com o intuito de trazer todos os esclarecimentos sobre o tema.

Enade 2018

Enade 2018

O que é Enade

Como havia dito anteriormente, o Enade é uma sigla de um exame aplicado, todos os anos, com a tarefa de avaliar os cursos do ensino superior em todo o território nacional.

Aplica-se uma prova escrita, cuja responsabilidade cabe ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão este ligado diretamente ao MEC.

Participam do Exame os alunos que ingressaram e os concluintes dos cursos de graduação. Em contrapartida, vale lembrar que a participação dos alunos na avaliação é extremamente importante, e se você deixar de comparecer no dia da realização do Exame, poderá ser impedido de concluir o curso e, portanto, não receberá o devido diploma.

Inscrições Enade 2018

As inscrições para o Enade 2018 são de inteira responsabilidade da instituição de ensino em que o estudante universitário encontra-se devidamente matriculado. Deste modo, independente se você faz licenciatura ou bacharelado deve verificar as informações divulgadas pela sua faculdade.

Os estudantes que devem realizar o Exame são devidamente inscritos no portal do INEP, o qual pode ser acessado neste link (enade.inep.gov.br/enade). Caso se encontre dentro do prazo estipulado pelo MEC para fazer o Exame e gostaria de ter certeza se fará ou não à prova poderá perguntar ao coordenador do seu curso, o qual geralmente inscreve os alunos para o Enade.

Inscrição ENADE 2018

 

Vale ressaltar que o Exame é realizado periodicamente e no máximo em 3 meses (ou trienal) para cada campo do conhecimento.

Confira também:

Datas das provas Enade 2018

Até o momento, o INEP somente divulgou as datas das provas que serão realizadas neste ano para os estudantes que tem como expectativa a conclusão de seus cursos no máximo em julho de 2018.

Deste modo, quem estiver de acordo com este dado ou mesmo ter cumprido cerca de 80% ou mais da carga horária exigida como mínima referente ao currículo do curso da instituição educacional superior deverá fazer a prova.

A título de curiosidade, os alunos matriculados em Cursos Superiores de Tecnologia e que possuem como data de conclusão do curso o mês de Dezembro de 2017 ou então que tenham correspondido ao cumprimento de 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do referido curso também deverão participar do Exame, cuja data de aplicação das provas está prevista para o dia 26 de Novembro de 2017 em todo o país.

Gabarito Enade 2018

O gabarito oficial é disponibilizado no portal do INEP para que todos os estudantes interessados possam fazer a sua consulta. Assim que o Exame for realizado, em pouco tempo, o gabarito será divulgado na página.

Se você acessar agora o portal por meio deste link (portal.inep.gov.br/provas-e-gabaritos) encontrará todas as provas aplicadas até o momento, ou seja, a primeira de 2004 até a mais recente que é a de 2016.

Essas mesmas provas estão organizadas de acordo com cada curso, seguido de Gabarito e Padrão de Resposta. Em outras palavras, você tem uma boa oportunidade de conhecer e se preparar melhor para o Exame.

Resultado Enade 2018

Assim que as notas são lançadas no sistema você poderá acessar o seu boletim de desempenho, o qual é feito individualmente no próprio portal do Enade, por meio de uma senha de acesso.

Bom, agora que você já sabe e conhece minhas dicas que tal retribuir com uma curtida no botão abaixo? Até a próxima!

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.