ENCCEJA 2018 INEP: Inscrição, Calendário, Data das Provas



Se você gosta de estudar e se preocupa com o seu futuro, saiba que tenho uma boa notícia: logo estarão abertas as inscrições do ENCCEJA 2018. É isso mesmo! Jovens e adultos não podem ficar de fora dessa oportunidade. Mas, se para você este assunto é uma novidade, fique tranquilo, pois irei te explicar como tudo funciona.

Pois bem, o ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) pode ser feito tanto por estudantes residentes no Brasil quanto no exterior que, de alguma forma, não conseguiram se formar na idade adequada como desejavam.

Com esta grande oportunidade oferecida pelo Governo Federal em parceria com os órgãos educacionais como, por exemplo, o MEC (Ministério da Educação) ficou mais fácil para os candidatos interessados obterem os seus diplomas do Ensino Fundamental ou do Médio.

ENCCEJA 2018

ENCCEJA 2018

Se você ficou interessado ou conhece alguém que deve conhecer este tipo de Exame que garante uma certificação reconhecida precisa ler atentamente este artigo até o final, uma vez que irei apresentar todos os detalhes a partir do próximo tópico. Confira comigo!

Inscrição ENCCEJA

As inscrições para o ENCCEJA 2018 ainda não estão abertas, mas não perca a oportunidade e inscreva-se no ENCCEJA 2017, você poderá participar do Exame de Certificação apenas se inscrever-se até a data limite que é no dia 18 de agosto. Para isto, é necessário que acesse o portal oficial do programa neste link (www.encceja.inep.gov.br) e depois clique no botão “Inscrição 2017”.

Logo após, é só informar o número do seu CPF, sua data de nascimento, o código de segurança (apresentado na tela) e clicar no botão “Enviar”. Em seguida, é só observar e seguir corretamente todas as orientações para finalizar satisfatoriamente a sua inscrição no Exame.

Se, por algum motivo, precisar alterar algum dado referente à sua inscrição, saiba que o mesmo é permitido. Basta somente retornar ao sistema, na página exclusiva, e atualizar os dados fornecidos ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira) até o último momento do período de inscrição, ou seja, até às 23h59min do dia 18 de Agosto de 2017, de acordo com o horário oficial de Brasília.

Calendário ENCCEJA 2018

Calendário 2018Se o calendário do ENCCEJA 2018 continuar seguindo o cronograma do ano de 2017, o edital será publicado no mês antecedente a prova, no mês de julho. Já o início das inscrições deverá ocorrer logo nos primeiros dias do mês de agosto e o final das inscrições no final do mesmo mês.

Em relação a prova, no ano de 2017 a mesma foi realizada no mês de outubro, e para 2018 é previsto que continue da mesma maneira, a aplicação da prova deve acontecer em dois turnos, ou seja, manhã e tarde no Brasil. Já no exterior, a prova será aplicada antes: no dia 10 de Setembro para brasileiros que se encontram nas seguintes localidades/ países:

  • Estados Unidos (Boston e Nova York);
  • Bélgica (Bruxelas);
  • Guiana Francesa (Caiena);
  • Portugal (Lisboa);
  • Reino Unido (Londres);
  • Holanda (Amsterdã);
  • Espanha (Madri);
  • França (Paris);
  • Japão (Hamamatsu, Nagoia e Ota);
  • Suíça (Genebra).

Prova ENCCEJA

A prova do ENCCEJA é caracterizada da seguinte maneira: quatro provas objetivas, sendo que cada uma possui 30 questões de múltipla escolha e uma prova de redação. As disciplinas cobradas no Exame são aquelas que compreendem as seguintes áreas:

Para o Ensino Fundamental

  • Ciências Naturais;
  • História e Geografia;
  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática.

Para o Ensino Médio

  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia);
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia);
  • Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física);
  • Matemática e suas Tecnologias.

Para saber especificamente quais são os conteúdos cobrados para cada nível é só acessar a “Página do Participante” no portal de inscrição para checar todos os detalhes.

INEP ENCCEJA

INEP ENCCEJA

Veja também:

Data da Prova

A princípio as provas do ENCCEJA 2018 serão aplicadas no mês de Outubro, como as provas do ano de 2017 e de acordo com os seguintes horários:

  • Turno Matutino – das 8h às 12h;
  • Turno Vespertino – das 14h30 às 19h30.

Ambas as faixas horárias são de acordo com o horário oficial de Brasília.

Resultado ENCCEJA 2018

Os resultados do Exame serão divulgados no próprio sistema em data a ser confirmada. Após a liberação, você deverá informar o número do seu CPF e senha cadastrados na inscrição para verificar o seu desempenho.

Resultado Prova ENCCEJA

Resultado Prova ENCCEJA

Não perca tempo e faça já a sua inscrição. Aproveite e cadastre-se para receber todas as nossas dicas. Boa sorte!

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.