Extrato do PIS



O PIS é um programa social criado pelo governo que oferece benefícios e mais segurança ao trabalhador, mas nem toda pessoa empregada tem o direito de receber, somente aquelas que trabalham em empresas privadas ou públicas que adotam o regime celetista (CLT) como norma que rege todos os contratos firmados. Muita gente fica em dúvida se pode ou não receber valor, ou qual é o valor que se tem direito, por isso a Caixa Econômica lançou a Consunta do Estrato do PIS. Esse serviço permite a qualquer trabalhador conferir às datas de pagamento do seu abono salarial, além de saber qual o valor do PIS que terá direito. Confira a seguir como consultar o extrato do PIS:

Extrato do PIS - Consulte o extrato do seu benefício de graça

Extrato do PIS – Consulte o extrato do seu benefício de graça

Como consultar o extrato do PIS?

A consulta do extrato do seu PIS pode ser feita diretamente no atendimento do atendimento da Caixa, ou pelo telefone 0800 726 0207 de fixo ou celular, faz 8h às 22h.

Você também pode consultar o extrato do PIS a partir do Portal do Cidadão da Caixa Econômica, no qual é possível consultar diversos benefícios trabalhistas, como Abono Salarial, datas de pagamento do Seguro Desemprego, pagamentos do Bolsa Família, e muito mais.

Como funciona o PIS?

Cabe ao empregador informar ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em uma data determinada, os dados do RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). Quando as informações passadas são processadas, a Caixa Econômica ou o Banco do Brasil estarão prontos para liberar o pagamento (abono) ao trabalhador.

Para receber o beneficio, o trabalhador deverá apresentar os seguintes documentos: Carteira de Trabalho, de Identidade e Comprovante de Inscrição Caixa PIS. Se não tiver conta na Caixa Econômica ou sem o Cartão do Cidadão você precisará ir até a Caixa para receber, mas se tiver uma conta bancaria nesse banco, o valor do abono será depositado diretamente em sua conta, o que é bem mais fácil e cômodo já que não precisará enfrentar as filas de atendimento para se fazer o saque.

Qual a diferença entre o PIS e PASEP?

Você já deve ter visto e ouvido os dois serem mencionados sempre juntos não é mesmo? Assim como geralmente são escritos: PIS/PASEP. A confusão é até comum, mas ambos são diferentes, como se pode ver a seguir:

  • PIS: Programa de Integração Social – O extrato do PIS divulgado pela Caixa;
  • PASEP: Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público – O extrato do PASEP é divulgado pelo BB;
  • O PIS é pago pela Caixa Econômica aos trabalhadores de empresas privadas.
  • O PASEP é pago pelo Banco do Brasil aos servidores concursados.

Quem tem o direito de receber o PIS?

Existem alguns pontos que são verdadeiros pré-requisitos para que o trabalhador possa ter direito de receber o beneficio como os seguintes:

  • Ter trabalhado no mínimo 5 anos após o seu nome e/ou numero de NIS ter sido registrado no Ministério do Trabalho;
  • Ter trabalhado, pelo menos, 180 dias ou 6 meses ininterruptos com carteira assinada (é a nova regra, antes só era necessário o mínimo de 30 dias trabalhados para receber o abono);
  • Ter recebido, em media, o máximo de 2 salários mínimos;
  • E a empresa ter informado corretamente ao Ministério o numero do RAIS corretamente.

Em outras palavras, é bom sempre acompanhar a movimentação de sua conta para poder ter certeza que conseguirá receber o abono. Com o Cartão do Cidadão você consegue saber se o deposito referente ao pagamento do PIS está sendo realizado corretamente ou não.

Tabela de Pagamento do PIS 2017

O beneficio começou a ser pago em julho de 2016 e vai terminar em junho de 2016, segundo um calendário que é divulgado pelo CODEFAT/ Ministério do Trabalho e que organiza a liberação do pagamento de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

Se, por exemplo, você nasceu no mês de janeiro, poderá ter direito a sacar o seu abono a partir de 14 de janeiro, enquanto outra pessoa que tenha nascido no mês de novembro poderá realizar o saque a partir do dia 19 de novembro. O valor do PIS de 2016/2017 é de R$ 880,00 para quem recebe em 2016 e de R$ 945,80 para quem recebe em 2017

Com as novas facilidades implementadas pelo sistema de Internet Banking é possível fazer a consulta do extrato de seu PIS diretamente no site da Caixa Econômica, onde só é preciso informar o numero do seu NIS (PIS/PASEP) e sua senha Internet, neste link de acesso direto:

https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01

E você pode também contar com a facilidade de acesso através do aplicativo “Calendário do PIS 2017” disponível para os sistemas Android e iOS e nele você poderá acessar facilmente o calendário em uma das três seguintes formas:

  • Para quem tem conta na Caixa,
  • Para quem não tem conta na Caixa e,
  • Para quem recebe pelo PASEP.
  • É muito mais fácil e cômodo. O que você achou? Deixe o seu comentário abaixo.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (11 votes, average: 4,91 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.