Como consultar extrato FGTS



FGTS nada mais é do que o fundo de garantia do Tempo de Serviço, foi criado com a intenção de assegurar de maneira temporária trabalhadores que trabalham em regime CLT (Consolidação das leis de Trabalho) é que foram demitidos sem justa causa. Porém, como esse valor não é informado ao trabalhador , é necessário que ele retire o Extrato FGTS para sabe a quanto tem direito.

Como Consultar Extrato FGTS - Fundo de Garantia

Como Consultar Extrato FGTS – Fundo de Garantia

Quem tem direito a sacar o FGTS

Tem direito trabalhadores regidos pela a CLT (consolidação das leis de trabalho) que firmaram o compromisso trabalhista a partir do dia 05/10/1988, antes dessa data a opção do benefício do FGTS era facultativo. Também possui direitos ao FGTS trabalhadores de atividades rurais e os atletas profissionais. O direito não dentro dos padrões previsto em lei pode não equiparar os demais trabalhos sujeitos ao regime de recebimento do FGTS. Para recebimento do FGTS o empregado precisa ter vínculo empregatício com o empregador previsto em CLT (consolidação das leis de trabalho), esse valor não pode ser descontado em hipótese alguma do funcionário é um valor depositado pela empresa na conta do empregado.

Como funciona o FGTS

O FGTS é depositado mensalmente pela empresa que trabalhamos aonde esse valor é inserido em uma conta no nosso nome só para depósitos de FGTS, esse valor é correspondente a 8% do salário de cada colaborador. O FGTS é o total desses depósitos mensais e esses valores são exclusivamente do empregado.

Como consultar o extrato do FGTS

Consulta FGTSPara consultar o FGTS é muito fácil: existem 3 meios de consulta, telefone, internet e as agências. Além disso a caixa sempre manda para o endereço cadastrado um extrato detalhado do seu FGTS, na maioria dos casos isso acontece, então você consegue ter um acompanhamento.

Mais para consultar seu FGTS pela internet é simples, não precisa sair de casa, a caixa criou um sistema online onde você consegue acompanhar os seus lançamentos do seu FGTS.

Para consultar basta ter acesso a internet, consultar o site da caixa econômica federal, ter em mãos o número do seu PIS (Programa de Integração Social) e uma senha de acesso que você mesmo cria na hora no próprio site. Acesse o link abaixo para abrir o site da Caixa Econômica Federal, na área do Extrato FGTS.

Botão Caixa Cidadão

Para acessar o seu extrato, você vai precisar dos seguintes documentos:

  • Número do PIS – pode ser encontrado na suca carteira de trabalho;
  • A senha do seu benefício para a internet – Se você não tiver senha ainda, pode cadastrar no site

Extrato FGTS nas agências

Caso você não tenha acesso a internet também é possível realizar a consultar nas agencias bancarias da Caixa Econômica Federal ou em uma loteria, enfrentar uma fila para simplesmente realizar a consulta, mais ser você tiver o cartão cidadão você também pode realizar a consulta pelo o caixa eletrônico é bem mais prático e rápido.

Para realizar essa ou qualquer outra movimentação nesta conta do FGTS é necessário ter o cartão cidadão presente em mãos, já os que comparecem diretamente nas agencias caixas precisam esta portando documento original de identificação e a carteira de trabalho aonde consta o número de Pis.

Extrato FGTS por telefone

Existem também os canais de atendimento por telefone da caixa, através do telefone em caso de dúvidas em relação ao FGTS você pode ligar para o Sac. Caixa pelo número 0800 726 0207, o atendimento funciona 24h por dia de segunda a segunda.

Ao consultar na casa lotérica caso tenha disponibilidade do FGTS para saque o valor máximo é de R$ 1.500,00 aonde será solicitado o documento de identificação pessoal, senha pessoal e cartão cidadão para realizar o saque.

Avalie:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (43 votes, average: 4,74 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.