Extrato INSS



Quando se fala em extrato INSS logo se pensa nos aposentados e pensionistas que são os principais segurados do Instituto. Afinal de contas, cabe a este órgão a responsabilidade de administrar todas as contribuições recebidas junto com o Governo Federal.

E, como é de praxe, todo início de ano centenas de pessoas buscam informações sobre o Extrato INSS, o qual é importante e deve ser apresentado em momentos oportunos como, por exemplo, a declaração do Imposto de Renda (que neste ano teve o seu prazo encerrado no último dia 28 de Abril de 2017).

Extrato INSS

Extrato INSS

Se o que procura é saber como retirar o extrato para si mesmo ou para outra pessoa saiba que chegou ao artigo certo, pois irei te explicar de forma simples e clara como funciona. Basta ler todo este artigo atentamente até o final.

Extrato INSS Dataprev

Uma das alternativas mais fáceis e rápidas de obter o Extrato INSS é por meio do DATAPREV, que nada mais é do que uma espécie de banco de dados da Previdência Social, e por isso mesmo o seu site é confiável.

Por ora, o DATAPREV oferece diversos serviços e mantém convênio com mais de 81 instituições financeiras brasileiras como, por exemplo, a Caixa Econômica Federal. Deste modo, é um site que possui grande capacidade de armazenamento e processamento de informações importantes que atende a toda a sociedade.

Para fazer a consulta do seu extrato diretamente no portal do DATAPREV é só acessar esse link (https://www8.dataprev.gov.br/SipaINSS/pages/hiscre/hiscreInicio.xhtml) e preencher o formulário com os dados pessoais do beneficiado. Em poucos segundos você terá o seu extrato detalhado na tela do seu computador.

Extrato INSS Dataprev

Extrato INSS Dataprev

Consulta Extrato INSS – Documentos Necessários

Realizar a consulta do Extrato INSS por meio do DATAPREV é o modo mais seguro e fácil de obter todas as informações referentes aos benefícios da Previdência Social. Como adiantei no tópico anterior, para fazer a consulta INSS, o procedimento é bem simples.

Acesse o link do DATAPREV e forneça os dados solicitados:

  • Número do benefício (somente os algarismos);
  • Número do NIT;
  • Data completa de nascimento;
  • Nome completo do beneficiário;
  • Número do CPF (apenas os dígitos).

Em seguida, é só digitar o código de segurança apresentado em tela e depois clicar no botão “Visualizar” para ver todas as informações detalhadas.

Caso a visualização disponibilizada seja somente do último mês é recomendável que passe a acessar o site mensalmente para salvar os extratos, assim ficará mais fácil realizar a consulta de um determinado período específico quando for necessário.

Pagamento INSS

Os pagamentos dos benefícios aos segurados do INSS 2017 são realizados de acordo com a tabela divulgada pela Previdência Social junto com o Governo Federal como forma de melhor atender aos beneficiários da autarquia que são milhares de pessoas em todo o Brasil.

É importante acompanhar as datas (que geralmente são diferentes para cada mês) e assim se organizar financeiramente melhor. Veja em seguida quais são as datas de pagamento, lembrando que a tabela é dividida em 2 partes, ou seja, a primeira para a parcela de beneficiários que recebem até 1 salário mínimo e a segunda para aqueles que recebem acima de 1 salário mínimo.

Tabela INSS

É importante que os trabalhadores conheçam a tabela do INSS 2017 para que compreendam a porcentagem de contribuição mensal que realizam para obterem futuramente os benefícios concedidos pelo Instituto.

Tabela INSS

Tabela INSS

Como se pode verificar na imagem abaixo, existem duas tabelas: a primeira que é direcionada aos trabalhadores que atuam como empregados, empregados domésticos e trabalhadores avulsos, e a segunda que é específica para aqueles que atuam como contribuinte individual e facultativo.

E atenção: se você é Microempreendedor Individual (MEI) deve observar a segunda tabela, uma vez que sua contribuição é de 5%.

Calendário INSS

O calendário do INSS vigora pelo período de um ano e depois sofre atualização para o ano seguinte. Para saber as datas de pagamento do seu beneficio é necessário que siga a linha referente ao número final do seu beneficio.

E como as datas diferem de mês a mês é recomendável que salve o calendário em seu Smartphone, ou se preferir que o imprima e guarde a cópia em sua carteira ou agenda para poder consultar facilmente sempre que desejar.

Quer receber mais dicas? Cadastre o seu e-mail para ter acesso ao nosso newsletter.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (8 votes, average: 3,63 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.