FGTS Inativo



Um dos assuntos mais comentados no momento diz respeito ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Porém, desde o fim do ano de 2016 só se fala do FGTS inativo que recebeu um pronunciamento oficial do presidente da república, Michel Temer.

Naquela ocasião, ele havia comentado que os trabalhadores que possuem suas contas do FGTS inativas, ou seja, contam com algum valor que recebe rendimento, mas não há a realização de depósitos por parte do empregador terão direito a fazerem o saque do FGTS Inativo para que possam destinar o mesmo da forma como desejarem.

Segundo levantamentos realizados e divulgados tanto pelo presidente como pela Caixa Econômica Federal são mais de 30 milhões de trabalhadores que poderão sacar o FGTS, cujo valor total é de aproximadamente R$ 34 bilhões.

FGTS Inativo

FGTS Inativo – Saque FGTS Inativo Caixa

Com base nesses números, os trabalhadores beneficiados poderão contar com este importante beneficio e destinar o dinheiro para o pagamento de dívidas, empréstimos, quitar prestações atrasadas ou mesmo realizar algum investimento.

De qualquer forma, o mercado de modo geral recebeu esta noticia com grande alegria e expectativa, uma vez que a liberação do FGTS inativo poderá estimular a economia brasileira neste delicado momento.

Atenção Trabalhador: Está acabando o prazo para sacar o PIS 2017. Não perca a chance de sacar o seu abono salarial. Consulte já o calendário PIS 2017 e confira se seu pagamento já foi liberado e a data limite de saque do abono PIS.

Se você se encontra na situação de milhares de trabalhadores que possuem contas do FGTS “paradas” e não sabe se tem direito a receber o beneficio precisa ler este artigo até o final, pois irei te explicar como funciona o FGTS inativo, as formas de consulta e principalmente como realizar o saque do beneficio. Preparado? Então vem comigo?

O que é FGTS inativo?

Como se sabe, o FGTS é uma conta da Caixa vinculada ao trabalhador que deve receber mensalmente os depósitos realizados pelo empregador para que em uma futura demissão sem justa causa, o primeiro possa contar com o dinheiro do beneficio e seus devidos rendimentos.

Entretanto, o Governo Federal resolveu fazer um levantamento e observou que existem milhares de contas do Fundo de Garantia inativas, cuja estimativa de valor de R$ 34 bilhões poderia amenizar os efeitos da crise econômica nacional.

Deste modo, o Governo junto com a Caixa definiu que todas as contas do FGTS que se encontram inativas desde o dia 31 de Dezembro de 2015, ou seja, que deixaram de receber o depósito mensal poderão ser sacadas. Para quem tem dúvida se tem direito ou não a sacar, a Caixa também lançou o aplicativo FGTS, com todas as informações sobre o saldo das contas do Fundo de garantia do trabalhador

Desta forma, é importante esclarecer que se deve compreender por FGTS inativo aquela conta em que não houve mais depósito devido a fatores como à dispensa do trabalhador, a situação em que ele ficou encostado pelo INSS ou que teve o seu contrato de trabalho reincidido.

Quem tem direito ao FGTS Inativo?

Para saber se você é um dos milhares de trabalhadores que contarão com o dinheiro do FGTS em mãos precisa fazer uma consulta no programa. Para isto, basta acessar o site da Caixa Econômica Federal ou então o Portal do Trabalhador, informar o número do seu PIS e sua senha para Consultar o Saldo do FGTS.

Tela de consulta do FGTS, como é exibida no site da Caixa

Tela de consulta do FGTS, como é exibida no site da Caixa

Em caso de dúvida, pode ligar diretamente na Central da Caixa pelo número 0800 726 0207 e esclarecer todas as suas questões pertinentes diretamente com um funcionário da instituição.

Qual é o valor do saque do FGTS inativo?

O valor do beneficio é aquele que se encontra no extrato de sua conta FGTS, o qual poderá ser sacado integralmente. Assim sendo, para saber o valor que terá direito a sacar é só consultar a sua conta (como expliquei no item anterior) para saber o total do beneficio acumulado.

Quando o saque do FGTS inativo poderá ser realizado?

Como são milhares de trabalhadores que terão o direito de sacar o beneficio, o Governo Federal e a Caixa criaram um calendário do FGTS Inativo de pagamentos para que os mesmos possam ser realizados de forma mais organizada e assim evitar tumultos. Desta forma, as datas para o saque ficaram assim definidas:

  • Quem nasceu nos meses de janeiro e fevereiro poderão sacar após o dia 10 de março;
  • Quem nasceu nos meses de março, abril e maio poderão sacar após o dia 10 de abril;
  • Quem nasceu nos meses de junho, julho e agosto poderão sacar após o dia 12 de maio;
  • Quem nasceu em setembro, outubro e novembro poderão sacar após o dia 16 de junho;
  • E quem nasceu no mês de dezembro poderá sacar após o dia 14 de julho.

Fique atento as datas e nos siga nas redes sociais, pois estamos de olho nas novidades!

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.