O que é NIS, PIS, PASEP e NIT

O Governo Federal disponibiliza uma série de programas e projetos que visa beneficiar o cidadão brasileiro, benefícios tais como PIS, PASEP, NIT e NIS confunde diversos cidadãos, entenda a diferença de cada um deles.

É importante entender e compreender o que significa cada sigla, pois muitas vezes você pode estar deixando de receber algum direito trabalhista.

O que é NIS, PIS, PASEP e NIT

O que é NIS, PIS, PASEP e NIT

Entenda a diferença de cada um dos documentos:

O que é NIS?

A sigla NIS significa número de identificação social, é um número único destinado ao um trabalhador atribuído e administrado pela a Caixa Econômica Federal para identificar todos os participantes vinculados à receita Federal. O Número do NIS é criado quando o trabalhador se inscreve pela primeira vez em um dos seguintes programas ou documentos:

  • Quando se cadastra no Bolsa Família 2019;
  • Quando se faz a carteira de Trabalho;
  • Quando se inicia com contribuição para o INSS como autônomo.
Como Consultar o Número do NIS

Como Consultar o Número do NIS

O que é PIS?

O PIS é um dos benefícios sociais mais esperado do ano, cuja sigla significa Programa de Integração Social. O PIS beneficia uma parte grande de trabalhadores, desde que os mesmos se enquadrem anualmente nos requisitos do programa, estando dentro de todas as solicitações o trabalhador recebe o valor de um salário mínimo nacional.

Para receber o PIS é necessário se enquadra dentro dos requisitos abaixo, confira:

  • Ser trabalhador cadastrado pelo menos 5 anos no programa;
  • Receber até dois salários mínimos por mês;
  • Estar em dia com as informações no RAIS (Relação Anual de Informações Socioeconômicas);
  • Ter trabalhado pelo menos 30 dias de carteira assinada no ano anterior ao vigente do recebimento do benefício;
  • Receber até dois salários mínimos nacionais;
  • Ter registro em carteira de trabalho pelo menos de 5 anos de tempo de serviço.

O número do PIS, usado para realizar o saque do benefício, é o mesmo número que o NIS.

Número do PIS na Carteira de Trabalho

Número do PIS na Carteira de Trabalho

O que é PASEP?

Diferente do PIS, o PASEP é disponibilizado apenas para funcionários públicos, é um benefício que assim como PIS os trabalhadores precisam se enquadra dentro dos requisitos para recebimento. A sigla significa Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público.

Confira a seguir:

  • Registro de 5 anos como funcionário público;
  • Ter trabalhado pelo menos 30 dias, ou seja, 1 mês no ano anterior ao ano vigente;
  • Receber renda mensal de até dois salários mínimos;
  • Estar com os dados cadastrados no RAIS – Relação Anual de Informações Sociais.

O Número de Inscrição do PASEP 2017 é o mesmo que o número do PIS e NIS. Em alguns documentos, ele chega a ser identificado como “PIS/PASEP”.

O que é NIT?

Os trabalhadores autônomos que nunca assinaram carteira, também possuem o NIT, mais conhecido pela a classe trabalhadora como Número de Identificação do Trabalhador. Normalmente a sigla NIT é usada para identificar o número documento junto à previdência Social, porém, trata-se do mesmo número de identificação do PIS/PASEP.

Essa numeração é como ser fosse o número do PIS/PASEP, porém mais voltado para contribuinte facultativo, individual, domestico ou segurado especial.

O número do NIT pode ser obtido na própria Previdência Social (INSS), o mesmo é o único órgão que emite o número do NIT para o trabalhador autônomo. Trata-se do mesmo número de inscrição Social do NIS e PIS/PASEP.

  • Uma das aplicações do número do NIT é a consulta Extrato INSS, em que o contribuinte pode conferir os valores já contribuídos à Previdência Social.

O que é NIS, PIS, PASEP e NIT

Todos os números, NIS, PIS, PASEP e NIT, são importantes para que o trabalhador consiga realizar a solicitação ou o cadastro em determinados benefícios sociais administrados pela a Caixa Econômica Federal ou pelo o Banco do Brasil, ambos os bancos são responsáveis em administrar e a verba e transferir para os beneficiados.

Por isso, caso haja alguma divergência de dados ou qualquer outro tipo de informação que não esteja atualizada em seu cadastro é importante realizar a atuação junto ao órgão competente para que futuramente você não sofra transtornos com a solicitação ou futura aquisição de outros benefícios sociais, por conta da divergência de dados em seu cadastro.

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