Pagamento do PIS 2017 – Como sacar



O Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS, Abono Salaria, ou simplesmente décimo quarto salário, é um dos benefícios trabalhistas concedidos pelo governo federal com maior importância para o trabalhador brasileiro. Trata-se de um salário mínimo pago todos os anos na forma de benefício, o qual é pago anualmente em diferentes datas de acordo com a data de nascimento do trabalhador. É importante lembrar que nem todos os trabalhadores estão qualificados para receber o benefício. E afinal: você sabe como sacar o PIS? Muitos brasileiros ainda têm essa dúvida, por isso disponibilizamos a seguir instruções fáceis e claras de como fazer o saque do PIS.

Pagamento do PIS 2017- Quem tem direito

Antes de saber como sacar o PIS, é importante saber se você tem direito ao benefício. O Abono salarial é pago aos trabalhadores que se enquadrem nas seguintes categorias estipuladas pelo Ministério do Trabalho:

  • Para ter esse direito, o trabalhador precisa estar inscrito no Programa há pelo menos 5 anos. Não é necessário que ele tenha trabalhado durante todo esse tempo, mas o tempo conta a partir da data de emissão do número do PIS;
  • Pela regra atual do benefício, é necessário ter trabalhado por pelo menos 30 dias consecutivos com atividade remunerada e legalizada no ano anterior para ter direito ao benefício;
  • A remuneração do trabalhador precisa ser de, no máximo, 2 salários mínimos por mês para se ter direito ao abono do PIS;
  • Outra exigência é que a empresa em que foi empregado tenha informado o funcionário na Relação anual de informações Sociais, que é a relação dos trabalhadores da empresa no ano, para o Ministério do Trabalho.

No início desse ano chegou a ser anunciada uma mudança na maneira em que o PIS seria pago, e por essa regra o trabalhador precisaria ter trabalhado por 180 dias no ano anterior para ter direito ao PIS e não apenas 30 dias, mas essa regra não chegou a ser aprovada pelo legislativo, portanto continua valendo a regra atual, descrita nos itens acima.

Como Sacar o PIS

O saque do PIS pode ser feito de duas maneiras distintas: pode ser debitado em conta do trabalhador ou pode ficar disponível para saque por parte do trabalhador. Na primeira opção, o trabalhador que tiver conta na Caixa Econômica Federal, seja conta corrente ou poupança, precisa ir ao banco e vincular o seu benefício à conta em que deseja que ele seja depositado. Nesse caso o trabalhador não precisa sacar o benefício e ele cai diretamente na sua conta.

Pagamento do PIS 2017

Pagamento do PIS 2017 – Como Sacar o PIS

A segunda forma é realizar o saque, única opção disponível para quem não tem conta na Caixa Econômica Federal. Nesse caso, o trabalhador precisa ter o Cartão do Cidadão. Esse cartão pode ser feito em qualquer agência da Caixa, portando-se os documentos – inclusive a carteira de trabalho. Com o cartão do cidadão em mãos, o saque do Abono salarial pode ser feito nos Terminais de atendimento da Caixa, em qualquer lotérica ou mesmo em posto de atendimento Caixa Aqui.

Avalie:
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (10 votes, average: 4,70 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *