Pronatec 2017: Inscrições, vagas e cursos



O Pronatec 2017 é um importante programa do Governo Federal que abre muitas portas para os jovens através de especializações que permitem uma rápida e melhor colocação no mercado de trabalho. Pronatec é na verdade a forma abreviada de “Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego” e foi criado em 2011 com o intuito de promover e ampliar melhores oportunidades educacionais e formação profissional para os jovens, os trabalhadores e também os beneficiários dos programas sociais do Governo como o Bolsa Família 2017.

Pronatec 2017

Pronatec 2017 – Inscrições, vagas, expectativas e oportunidades

Se você ficou interessado, mas não sabe como funciona o programa é só continuar comigo neste artigo. Vamos lá?

O que é o Pronatec?

O Pronatec, em suma, é um programa de formação continuada para estudantes e trabalhadores realizado por instituições educacionais ligadas ao Governo Federal. Os contemplados recebem uma bolsa para estudar, que pode ser a Bolsa-formação Estudante ou a Bolsa-formação Trabalhador. A primeira diz respeito à oferta de cursos a nível técnico e a segunda se refere à oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Inscrição Pronatec 2017

Só podem se candidatar para bolsa de estudante os interessados que estiverem cursando o Segundo ou o Terceiro ano do Ensino Médio, assim como aqueles que estão na Segunda ou Terceira Etapas do EJA/ Ensino Médio na rede pública. Caso o candidato esteja no curso em uma instituição privada poderá participar do Pronatec se ele for bolsista integral.

Pronatec 2017

Pronatec 2017 – Inscrições a vagas disponíveis

Os alunos que não se enquadram nessa situação também poderão participar, mas precisarão contar com a sorte e sobrar algumas vagas para serem pleiteadas. E quanto à nota do ENEM? Ela é muito importante para critério de desempate durante a seleção, principalmente para a 1ª e a 2ª chamada do SISUTEC. Já no caso das vagas remanescentes a nota não será um item obrigatório.

Como fazer a inscrição no Pronatec?

Você deverá acessar o link e preencher os dados do formulário. Caso não haja vagas para as opções escolhidas no seu município você poderá pedir ao sistema que lhe envie uma notificação quando as oportunidades surgirem.

Inscrições Pronatec 2017

Para isso, você fornecerá seus dados pessoais como o número do CPF, informará o nome do seu município e estado e ainda escolherá 3 opções de curso que deseja estudar. Depois é só confirmar o código de verificação que aparecerá em sua tela e clicar no botão azul “Cadastrar”.

Cursos oferecidos

São diversas oportunidades de cursos técnicos a serem ofertados como, por exemplo: Manutenção e Suporte em Informática, Informática para Internet, Logística, Segurança do Trabalho, Guia de Turismo, Estética, Enfermagem, Design de Interiores, Produção de Moda, Rádio e Televisão, Hospedagem, Mecânica e muito mais.

Duração dos Cursos PRONATEC 2017

O Pronatec em 2017 oferece mais de 600 cursos de curta duração que variam entre 30 e 170 horas no total e que são chamados de Cursos Livres ou Profissionalizantes.  Há aqueles de duração média entre 180 e 340 horas no total, que são chamados de Cursos Técnicos e são em número aproximado de 220 opções.

Certificação do MEC

É importante ressaltar que o MEC (Ministério da Educação) disponibiliza certificado somente para os cursos de longa duração, pois o MEC somente avalia os cursos de níveis técnico ou superior.

E, por fim, não se pode esquecer que as instituições do sistema S (SENAI, SENAC, SENAT e SENAR) também oferecem cursos do Pronatec. É só acessar o site dessas instituições ou então através do portal do programa.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 4,67 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.