Quanto rende o FGTS

Quanto rende o FGTS – O FGTS do trabalhador (Fundo de Garantia por tempo de serviço) é umas contribuições obrigatória das empresas para uma conta que funciona como uma poupança para o funcionário. O Problema é que a conta do Fundo de garantia rende bem menos que a poupança, e o trabalhador somente tem direito de sacar o fundo em condições específicas.

A conta do FGTS recebe um rendimento mensal, o deposito também é feito mensalmente, o percentual é de 8% da base salarial do trabalhador, a conta que é aberta em nome do trabalhador é pela a Caixa Econômica Federal, banco responsável em administrar estar contas e diversos benefícios sociais do Governo Federal.

Quanto Rende o FGTS?

Quanto Rende o FGTS?

Como funciona o Fundo de Garantia

O FGTS tem como objetivo ajudar ao trabalhador em caso de demissão, pois é um valor mensal depositado que ao termino do contrato ou por conta de demissão sem justa causa o trabalhador recebe.

O FGTS é uma obrigação do empregador, sendo assim não pode ser feito nenhum desconto no salário do trabalhador. O FGTS surgiu em 1966 sendo regulamento por lei federal, onde inicialmente o FGTS era uma garantia de emprego para o trabalhador, ou seja, na época o trabalhador que tivesse 10 ou mais anos de trabalho dentro de uma empresa não poderia ser mandado embora, isto é claro a não ser se fosse por justa causa.

Como funciona o Fundo de garantia

Como funciona o Fundo de garantia

Possui direito ao FGTS trabalhadores contrato em regime pela a CLT, trabalhadores rurais e urbanos, trabalhadores domésticos e avulsos. Não possui direito ao FGTS trabalhadores autônomos, individuais e qualquer pessoa sem vínculo empregatício. O trabalhador em dúvida pode consultar o extrato FGTS junto à Caixa Econômica, ou pelo Aplicativo Caixa FGTS.

Quanto rende o FGTS por mês

O FGTS tem rendimento mensal, o empregador deve apresentar o deposito para a Caixa Econômica Federal até o dia 10 de todo o mês. Esse valor tem correção monetária e rendimento de 3% ao ano. Sendo assim, o FGTS tem rendimento mensal de 0,27% mais TR.

Como calcular os juros do FGTS

A conta segue a seguinte formula 3% + TR, o rendimento anual é sempre de 3%, a sigla TR significa taxa de juros do país. É preciso verificar também a inflação do País.

Quem tem direito a sacar o FGTS?

Possui direito a sacar o FGTS todas as pessoas se enquadram em alguns dos perfis a seguir:

Como sacar o FGTS

Como sacar o FGTS

  • Trabalhadores demitidos sem justa causa;
  • Aposentados pelo INSS;
  • Pessoas com mais de 70 anos (mesmo sem aposentadoria);
  • Vítimas de desastres naturais (depende da liberação do Governo Federal);
  • Contribuintes diagnosticados com doenças graves e incuráveis, ou em estado terminal;
  • Famílias de pessoas falecidas têm direito de sacar o fundo de seus entes;
  • Excepcionalmente, em 2017, terá direito de sacar o fundo quem está com o FGTS inativo desde 2015.

Todos os casos citados acima possuem direito de realizar o saque do FGTS, para isso é necessário que trabalhador realize o agendamento no site abaixo, para realizar o agendamento é necessário realizar o preenchimento de alguns dados, tais como nome completo, CPF, número do NIS e outras informações pessoais.

Após finalizar o seu agendamento no site a seguir http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/fgts/contas-inativas, será informado a data disponível em quer o seu benefício será liberado, fique atento ao modo a qual você deseja sacar o seu benefício, pois é possível escolher a forma que melhor lhe atender, lembrando que ser você for usuário do cartão cidadão fica mais fácil ainda, pois pode solicitar a retirada do seu dinheiro através do mesmo, sendo assim evita o transtorno de filas, podendo sacar o seu FGTS Inativo tanto na casa lotérica quanto na agencias agências da Caixa Econômica Federal.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (4 votes, average: 4,50 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *