Quem tem direito ao PIS – Como Saber



O governo federal brasileiro oferece alguns benefícios aos trabalhadores brasileiros para incentivar e motiva-los nessa jornada. Um desses benefícios é o famoso Programa de Integração Social, o PIS, também conhecido por muitos como Abono Salarial, ou mesmo como 14º Salário. Esse benefício é pago aos trabalhadores que tenham trabalhado, pelo menos 30 dias, sendo eles consecutivos ou não, no ano base considerado. Existem várias pessoas que possuem inúmeras dúvidas sobre o pagamento do PIS, de saber quem tem direito ao PIS 2015, qual o valor, entre outros.

quem tem direito ao PIS

Descubra quem tem direito de receber o PIS

Pensando exatamente nisso, nós decidimos trazer hoje para vocês um artigo completo esclarecendo todas as possíveis dúvidas relacionadas ao PIS. Então se você também tem alguma questão, incerteza ou quer ajudar alguém que não conhece bem o programa, fique por aí que tenho certeza que o nosso artigo vai te ajudar!

Como saber se tenho direito ao PIS 2015?

O abono salarial é um benefício, equivalente a um salário mínimo, oferecido a todos os funcionários que trabalham em empresas privadas e que obedeçam aos requisitos mínimos para o seu recebimento. Ele é pago anualmente pela Caixa Econômica Federal. Como você já deve imaginar, não é só chegar lá na Caixa e solicitar o seu PIS. É necessário preencher alguns requisitos mínimos para que o trabalhador tenha direito a receber o PIS. São eles:

  • Estar cadastrado no PIS a pelo menos 5 anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de, no máximo, 2 salários mínimos por mês, durante o ano-base (que é o ano anterior;
  • Ter trabalhado em uma atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias no ano-base considerado, esses 30 dias podem ser consecutivos ou não. Esse trabalho tem que ter sido um trabalho formal, isso é, com carteira assinada;
  • Ter os dados do trabalhador informados e atualizados pelo empregador junto à Relação Anual de Informações Sociais, o RAIS.

Valor do PIS 2015

Existem várias dúvidas relacionadas ao pagamento do abono salarial. Então, para esclarecer, saiba que o pagamento do PIS pode ser realizado de diferentes maneiras. Sendo elas:

  • Por crédito em conta, caso o trabalhador possua conta corrente ou até mesmo conta poupança em uma agência da Caixa Econômica Federal;
  • Nos caixas eletrônicos, nas Casas Lotéricas e nos Correspondentes Caixa Aqui utilizando o Cartão do Cidadão, quando você já possuir o seu, claro;
  • Em uma agência da Caixa Econômica Federal, apresentando o seu número do PIS e um documento de identificação com foto, como o Registro Geral, a Carteira Nacional de Habilitação ou a Carteira de Trabalho. Caso você não saiba o seu número do PIS, descubra clicando aqui.

Valor do Abono Salarial

Como foi dito anteriormente, o abono salarial é pago todos os anos aos trabalhadores que apresentem os requisitos mínimos para o seu recebimento.

Quanto ao valor, esse pode variar bastante de um ano para o outro. Isso acontece porque o PIS é pago de acordo com o salário mínimo vigente no ano de pagamento, mais especificamente o valor de um salário mínimo.

Assim, caso o salário aumente de valor, o abono salarial também sofrerá um aumento e o mesmo acontece caso o salário diminua. Hoje o valor do PIS é de R$880,00.

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (31 votes, average: 4,52 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

5 respostas para “Quem tem direito ao PIS – Como Saber”

  1. Edineide Freire disse:

    Trabalhei no ano de 2015 registrada,mais 2 meses e não recebi PIS esse ano (2016). Porquê?
    Nasci em janeiro.

    • Administrador disse:

      Olá Edineide,
      Como você é nascida em Janeiro, seu Abono Salarial referente ao ano de 2015 deve ser liberado em Janeiro de 2017, segundo a nova regra do PIS.

  2. Beatriz disse:

    ola
    meu nome é Beatriz nasci no mês de março no ano de 2015 eu trabalhei durante 7 meses, registrada eu tenho direito ao PIS?

  3. amanda disse:

    Ola, trabalho de carteira assinada ha 5 anos. sou do mes de julho, gostaria de saber se nesse ano de 2017 tenho direito, como aabei de fazer 5 anos, é a priemira vez caso eu receba.

  4. carlos disse:

    Dia 3 de julho de 2017, completo 5 anos de carteira assinada. Será que eu tenho direito ao pis desse ano?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *