Rais 2018



Para empreender em território brasileiro, é preciso de um conhecimento aprofundado sobre o mercado de trabalho, assim como sobre a legislação trabalhista brasileira. Sendo que, este último ponto, é fundamental para evitar dores de cabeças com órgãos judicias. Um dos documentos mais importante que o empregador deve estar ciente é a Relação Anual de Informações Sociais, também conhecida como RAIS 2018. Então, quer se informar um pouco mais sobre este documento? Leia o artigo abaixo!

RAIS MTE 2018

RAIS MTE 2018

O que é RAIS 2018

A RAIS 2018 é um documento de grande importância que aloja uma grande quantidade de informações sobre empregadores e trabalhadores formais que estão atuando no território brasileiro. Na Relação Anual de Informações Sociais 2018 está destacada informações como o número de empresa, municípios em que estão situadas, ramo de atividade e também a quantidade de empregados. Essa relação também apresenta um panorama sobre o perfil dos trabalhadores, como: ocupações, salários e qual tipo de vínculo que possuem com as empresas. Caso seja um microempreendedor individual (MEI) sem nenhum empregado, a declaração é facultativa.

Vale lembrar que os trabalhadores dependem da entrega da RAIS para receber os seguintes benefícios sociais:

Quem deve entregar a RAIS 2018

É uma dúvida comum sobre quem deve entregar a RAIS 2018. Isto porque o Governo Federal estipulou algumas entidades no qual a entrega da Relação Anual de Informações Sociais é obrigatória. Portanto, caso verifique que sua empresa se encaixa em alguns dos perfis, é recomendado que vá providenciando as documentações para realizar a entrega corretamente. É obrigatório apresentar a RAIS 2018:

  • Empregadores urbanos e rurais;
  • Filiais, agências, sucursais, representações ou outras entidades vinculadas à pessoa jurídica domiciliada no exterior;
  • Autônomos ou profissionais liberais que tenha empregado funcionários no ano-base;
  • Órgãos e entidades da administração direta, autárquica e fundacional dos governos Federal, Estadual e Municipal;
  • Conselhos profissionais;
  • Condomínios e sociedades civis;
  • Cartórios extrajudiciais e consórcios de empresas.

A entrega da RAIS é importante pois assegura os direitos trabalhistas, como, por exemplo, o PIS/PASEP 2018, também conhecido como abono salarial. Essa relação também é importante para a coordenação de ações governamentais.

Prazo de entrega RAIS 2018

Como ainda está na fase de recolhimento do RAIS 2018, o Governo Federal ainda não anunciou o prazo de entrega da RAIS 2017. Esse anunciou só irá acontecer após o término de todas as atividades relacionadas à relação anual de informações sociais do ano anterior. É bem provável que o cronograma de entrega da Relação Anual de Informações Sociais seja divulgada apenas em janeiro de 2018. Geralmente, o prazo de entrega RAIS começa em janeiro e termina em março.

Como fazer a declaração RAIS 2018

A elaboração da declaração RAIS 2018 é totalmente realizada no programa elaborado pelo Ministério do Trabalho chamado GDRAIS 2017. O envio dessa declaração acontece unicamente via internet. Caso seja um empreendedor que não tenha contratado no ano-base, poderá emitir a Declaração de RAIS Negativa Web, comprovando que aquela empresa não efetuou contratos trabalhista naquele ano.  Essa declaração de rais negativa pode ser feita diretamente no site da RAIS, do MTE Mais Emprego. Para tanto, basta preencher os campos que pede dados do estabelecimento, endereço, informações sindicais e dados do responsável. Ao término do preenchimento, a plataforma emitirá a declaração de rais negativa.

Como baixar Programa RAIS 2018

O download do programa de entrega da RAIS 2018 pode ser realizado diretamente na página da RAIS, do Ministério do Trabalho. O download é totalmente gratuito e está disponível somente para dois sistemas operacionais, são eles: Windows e Linux.  O software é leve e possui um Manuel de instrução disponível.

GDRAIS 2017

GDRAIS 2017

Caso o empregador já possua o GDRAIS do ano anterior instalado em seu computador, deverá ser realizado a atualização para o GDRAIS 2018. Nesse caso, é preciso fazer o backup dos dados disponíveis no programa e da pasta chamada “Declarações”, desinstalar a versão anterior e instalar a nova versão do programa RAIS 2018.

Multa RAIS 2018

A  não entrega da RAIS 2018 pode acarretar em diversas dores de cabeça para o empregador. Isto porque este é um documento de caráter obrigatório, portanto, é algo essencial para o funcionamento da empresa, assim com parte fundamental do banco de dados do governo federal sobre a empregabilidade em território nacional. Quem não entregar a Relação Anual de Informações Sociais 2018 ou prestar informações errados sobre os trabalhadores deverá pagar uma multa. O valor da multa é estipulado de acordo com o número de funcionários e o tempo de atraso. Por isso, esses valores podem começar em R$ 425,64 e chegar até R$ 42.641,00. Portanto, caso não queira ter prejuízos financeiro e dores de cabeça, providencie sua RAIS 2018.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Avalie:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Deixe seu comentário!

Os comentários estão desativados.